sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dona Teresa

 
- Olá eu sou a Dona Teresa e vou contar-vos a história da minha vida que é um bocadinho complicada.

A história começa por eu me casar com D. Henrique um cavaleiro que se destacou a ajudar o meu pai D. Afonso VI na luta contra os Muçulmanos.

Mais tarde dei à luz um menino e decidi chamar-lhe D. Afonso Henriques uma mistura do nome do meu marido e do meu pai.

Quando o meu filho D. Afonso Henriques tinha três anos o meu marido morreu e eu fiquei a tomar conta do Condado Portucalense que o meu pai lhe tinha oferecido.

Entretanto o meu filho cresceu e eu não consegui governar mais o Condado sozinha e fui casar com um galego da Galiza. O meu filho não concordou e chateou-se muito comigo.

Eu e ele demora-mos muito tempo em guerra e infelizmente para mim perdi.

Esta é a história da minha vida.

Este texto foi lido para os meus colegas e para o escritor Rui Sousa.


Matilde Andrade

EB1/JI da Azeda

Sem comentários:

Enviar um comentário