sexta-feira, 25 de novembro de 2011

D. Afonso Henriques

Eu sou D. Afonso Henriques. Tenho olhos castanhos, barba e cabelo preto, sou alto e magro.


O meu pai, D. Conde Henrique morreu quando eu tinha três anos e a mina mãe ficou a governar o Condado Portucalense.


Aos catorze anos armei-me a mim mesmo cavaleiro. Como não estava contente com a governação da minha mãe em 1128 derrotei-a na Batalha de S. Mamede. Então fiquei eu a mandar no Condado Portucalense.


Fui conquistando terras aos Mouros e até lutei com o rei D. Afonso VI para conseguir a independência.


Em 1139, na Batalha de Ourique venci os Mouros e fui intitulado rei.


Mas só em 1143, pelo Tratado de Zamora, fui reconhecido como rei de Portugal.


Este texto foi lido para os meus colegas e o escritor Rui Sousa.

Afonso Calhau
4º B
EB1/JI da Azeda

Sem comentários:

Enviar um comentário