quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os alunos vão ao mercado

Hoje, os alunos do 3.º ano, da EB1 N.º 1 (escola das Areias) foram presenteados com uma aula no exterior da sala. Tinham sido convidados pelos alunos do curso sociocultural da ESE para irem ao mercado de Nossa Senhora da Conceição. A professora bibliotecária também foi convidada, pela coordenadora da escola, a acompanhar os alunos e a professora nesta atividade.

Já no mercado, os alunos foram surpreendidos pois tinham a recebê-los o grupo "Tesouros de Vida" do centro comunitário de S. Sebastião e outros alunos e professoras da ESE.

Depois das respetivas apresentações, os alunos foram divididos em pares e fizeram de vendedores. Eles aprenderam a "atender" clientes fazendo pesagens e trocos, sempre com a supervisão dos adultos.

Houve tempo para, em frente de cada banca, responder a adivinhas.
Foi uma atividade muito bem organizada e, a nível pedagógico, bastante interativa.

Os alunos da ESE tinham feito compotas para que os idosos pudessem fazer as trocas de produtos com as vendedoras.

Uma banca vazia, com os cabazes dos alunos, foram-se enchendo de fruta e produtos da horta, oferecidos pelos vendedores, em troca das compotas.  Nesta banca houve tempo para montar um lindo puzzle e lanchar cenouras, bananas, laranjas e bolachinhas. 

Já na sala, foram também os idosos que colaboraram os os pequenos a realizar a avaliação oral e escrita.

Todos gostaram muito tendo sido sugerido que se realizasse também com as bancas do peixe/carne.


Os produtos recolhidos, foram transportados por alunos e adultos até à sala de aula que, depois de identificada (fruta, alhos, couves, ...), foi distribuída por todos.

Foi um dia inesquecível.
Dois alunos vendem e trocam fruta e produtos da horta sob a orientação da vendedora do mercado.

Já na sala de aulas, os alunos, conjuntamente com os idosos, supervisionados pelos alunos do curso sociocultural, fazem a avaliação da atividade realizada no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário