Os lindos "espantalhos" expostos na escola foi uma obra realizada pelos alunos, familiares, assistentes e professoras, durante a "Semana da Cor, Som e Movimento". No final, todos cantaram e fizeram uma dança de roda.
Espantalho
Ontem, dia 18 de Maio, a nossa escola esteve a fazer espantalhos em conjunto com alguns pais, avós ou irmãos. Todos levaram roupas velhas que já não usavam, tecidos para os remendos, chapéus de palha, enfim, todo o material que se podia aproveitar, em vez de deitar fora. Também levamos paus e canas para fazer o corpo do espantalho em forma de cruz, panos e sacos para a cabeça. Então, começamos a fazer os espantalhos!
O David e a sua mãe, fizeram um espantalho diferente, era um espantalho de mesa, ficou muito bonito, com um chapéu bicudo na cabeça e um laçarote. E nele estava um poema, muito bonito.
Ao todo, acabamos por fazer onze espantalhos que estavam todos lindíssimos. Depois fizemos uma dança chamada “ Baile do Paspalhão “, primeiro foi com os nossos pares da turma e depois fomos escolher um outro par da assistência para dançar. Acabamos a festa com um desfile dos nossos fantásticos, lindos, maravilhosos espantalhos e tiramos fotografias de quem o ajudou a construir e de quem segurava o espantalho.
Que belo dia,
Que nos aconteceu.
Os espantalhos
Que nós fizemos
Com roupa e objectos velhos,
Enfim, tudo o que apareceu!
Foi um dia que
Parecia não ter fim!
Foi tão divertido
Para todos e para mim!
Eram espantalhos
Grandes e pequeninos,
Havia um enorme,
E os outros mais pequenos!
Fizemos uma grande festa.
E os espantalhos
Ficaram na mesma.
Pendurados nos ferros,
Ali ficaram eles!!
Patrícia Batista, 9 anos, 4º ano, Turma A, Sala 1, EB1 Praias do Sado
Construção de espantalhos na minha escola
No dia 18 de Maio, fizemos uma atividade de construção de espantalhos na nossa escola e convidámos os pais e os avós para participarem.
O meu avô e eu contruímos o meu espantalho. Primeiro arranjámos umas calças e uma camisola, colocámos a palha nas calças e na camisola. Colámos as tampas das garrafas no sítio dos olhos e eu pintei uma boca.
Enfiámos as canas pelas calças e pelas mangas e o espantalho estava pronto.
Ainda ajudei a Mariana a fazer o espantalho dela.
Leandro Francisco, 2º e 3º ano B, EB1 Praias do Sado
Os espantalhos
Ontem, dia 18 de Maio 2011, a turma A fez espantalhos.
Eu não fiz nenhum espantalho mas gostei muito de ver os bonitos bonecos de pau.
As roupas dos bonecos pareciam um arco-íris porque tinham várias cores como azul e muitas outras cores muito vivas.
Os espantalhos eram de várias formas, uns mais pequenos, uns maiores, uns mais cabeçudos outros muito engraçados e outros muito bonitos.
Um boneco de pau tinha um vestido com muitas, muitas cores e outro boneco tinha um boné de palha.
Mas, no fim, foi o melhor porque vi os espantalhos prontos e adorei ver esses bonecos de pau que não queriam ir para aula.
Os espantalhos
Eu adorei
Olhei e diverti-me
Com as caras dos bonecos.
Espantalhos com
Diferentes cores
Deviam ter visto
Eram tantas cores.
Foi muito bonito
Uma experiencia
Muito boa.
Gostei muito.
Andreea Crisan, 11 Anos, EB1 Praias do Sado, 31-5-2011
Um dia para fazer Espantalhos
No dia 18 de Maio de 2011, fizemos espantalhos com os pais, e também fizemos sozinhos! O espantalho que tinha um vestido colorido, com o cabelo louro, olhos azuis, era uma menina, e o seu nome é Tóta.
O meu era um homem, o meu pai trouxe canas para fazer o corpo do espantalho, fizeram a cabeça, colocaram tampas para os olhos, um pedaço de tecido para a boca e um bocado de cana para o nariz. Depois, a minha mãe colocou-lhe a blusa e as calças, por fim puseram o chapéu. O nome dele era o Tonecas.
Dançámos a música «Baile do Paspalhão», primeiro dançámos com os pares respetivos da sala e depois fomos escolher outro par da assistência, eu escolhi a minha mãe.
Mafalda, 10 anos, 4º ano, escola EB1, Praias do Sado