quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EB1/JI Montalvão



Depois do mês internacional das BE e da apresentação do projeto SOBE, as turmas de Montalvão continuam a receber a professora bibliotecária às 5ª feiras.

Depois, O 3ºA e o 3ºB ouviram com muita atenção a história contada por duas lebres, chamada "Adivinha quanto eu gosto de ti".
Viram o power point que a professora bibliotecária trouxe (depois das pesquisas na internet) e ouviram e cantaram a canção do André Sardet.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Texto poético



A janela imaginária

Cruzei os braços e coloquei-os no parapeito da janela.
Olhei o céu azul e deixei voar o meu pensamento.
Senti os beijinhos do sol. Eram tão doces! Até cheiravam a chocolate e apetecia-me comê-los.
Os raios do sol iluminavam a janela e, nos seus braços brilhantes, fui passear pela estrada fora.
Encontrei um amigo que vivia no espaço e convidou-me para brincar.
Fomos saltar com as estrelas, escorregamos numa estrela cadente e fomos parar em cima do arco-íris que nos levou a passear no seu jardim das sete cores.
De repente, da cor azul, saltou o Alfa que me convidou a entrar na sua nuvem particular. Levou-me até ao seu mundo misterioso das palavras.
Andávamos pé ante pé, em cima dos livros.
As capas mágicas abriram-se e apareciam as imagens em movimento.
As palavras ganharam vida, voaram sobre a minha cabeça, construíram um texto que eu li depois a olhar a minha janela.

Texto coletivo
2.º e 3.º ano, Turma A
 EB1 Praias do Sado

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

16 de outubro de 2012
  
Comemoramos este dia com o visionamento de histórias na biblioteca, oferta de livro e entoação da canção" Era uma Vez um rei..." de José Barata Moura. 



Era uma vez um rei 

Era uma vez um rei 
Com uma grande barriguinha
Comia, comia 
E mais fome tinha. 

Bom dia, Sr, Rei! 
Como passa Vossa Alteza?!... 
Se continua a comer tanto 
Vai rebentar com certeza". 
Isto dizia o bobo, 
No meio de uma palhaçada 
Mas o rei continuava 
Como se não fosse nada. 

Bom dia, Sr, Rei! 
Viva a Vossa Majestade! 
Depois de tanto comer 
Como é que ainda tem vontade? 
Isto dizia a Rainha 
Meia triste, meia zangada, 
Mas o rei continuava 
Como se não fosse nada. 

 Bom dia, Sr, Rei! 
Vossa Alteza é o maior, 
Um rei deve ser grande 
Se for gordo ainda é melhor. 
Isto dizia o cozinheiro 
Olhando o rei de alto a baixo, 
O rei que coma, que coma 
Quero lá perder o tacho. 

Bom dia, Sr, Rei! 
Faz Vossa Alteza muito bem 
Os reis são feitos para comer 
Para beber e dormir também. 
Isto dizia o conselheiro 
Esfregando as mãos de contente 
O rei que coma, que coma 
Enquanto eu sou o Regente. 

E para final desta história 
Já com tanto que contar, 
Vamos dizer-lhe amiguinhos, 
Como o rei se passou a chamar 
Sua Alteza de tanto comer, 
Já só andava à cambalhota, 
O povo chamou-lhe então 
O não sei quê, é o "Rei bolota".

Letra, e música de: José Barata Moura
______________________________________

domingo, 14 de outubro de 2012

Regresso às Aulas com Energia em 2012

No dia 12 de outubro de 2012, uma caravana com artistas, visitou a EB1/JI da Azeda com o projeto Missão Crescer Forte e Saudável, no âmbito da campanha Regresso às Aulas com Energia em 2012. O Lidl, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, o chefe Hernâni Ermida, a Escola de Judo Nuno Delgado e o CEABN - Instituto Superior de Agronomia, foram os promotores. Para além, da importância de uma alimentação saudável, incluiu a importância do exercício físico e dos bons hábitos de higiene oral no dia-a-dia, e ainda ensinamentos de como plantar os próprios alimentos. Todos os alunos do 1.º ciclo adoraram as atividades.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Outubro de 2012 - Mês internacional das bibliotecas escolares.




Outubro de 2012 - Mês internacional das bibliotecas escolares.

Tema: "Bibliotecas escolares: Uma chave para o passado, presente e futuro"

 Vamos comemorar com um conjunto de atividades em articulação com o mês da alimentação saudável e com o projeto SOBE.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

2012-2013 - O novo ano começou

Olá amigos, sejam bem vindos ao nosso blogue!

Pois é, já estamos no ano letivo de 2012-2013. As bibliotecas já vos esperam para requisitarem livros, folhearem e lerem livros, ouvirem histórias, escreverem nos computadores,...

Começámos logo, no dia 13 de setembro, com a receção aos novos alunos.

 Na biblioteca da escola EB1/JI Azeda
 Logo pela manhã e após o intervalo, vieram as três turmas de 1.º ano, das professoras: Fernanda (1.º A);  Cília (1.º B) e professor Francisco (1.º C). Também cá estiveram os meninos e meninas das três salas do Jardim de Infância, com as educadoras Clara e Margarida e as suas assistentes.
Contámos também com a presença da educadora Conceição a representar a direção do agrupamento, da coordenadora da escola, professora Fátima Roseiro e o coordenador do departamento do 1.º ciclo, professor Armando.
Foi apresentada a história  "O gato e o rato" de Luisa Ducla Soares.
Havia fantoches, apresentados pela professora Vera e professor Luís; imagens do livro, projetadas no quadro, apresentado pela professora bibliotecária Teresa Fragoso; o som da viola e as canções foram da autoria da professora Sara e a professora Aguinalda foi a narradora. No final ainda podemos ver e ouvir "olha a bola Manel" de José Barata Moura na internet. Todos cantaram a canção com muita alegria.


Nas bibliotecas das escolas EB1/JI Montalvão; EB1 N.º 1; EB1 N.º 8 e EB1 Praias do Sado; a professora bibliotecária não esteve presente mas dará conta, brevemente, das atividades ocorridas nesse dia.