O Escritor e Ilustrador Rui Sousa vem à Escola EB1/JI Azeda.
No dia 18 de NOVEMBRO de 2011, vamos ter na nossa escola um autor muito divertido. O escritor e ilustrador Rui Sousa. Ele é autor de livros como: “A Baía do Tesouro”, “O Peixe Contador de Histórias”, “O segredo de pedra” e “Humi e a Grande Viagem do Iceberg”.
Aguardamos curiosos a sua presença.
domingo, 30 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
Lvros novos nas estantes da nossa biblioteca
Já estão catalogados e disponíveis nas estantes da biblioteca da EB1/JI Azeda, para requisição, os livros oferecidos pela turma da professora Aguinalda. Esta foi uma forma generosa que os encarregados de educação tiveram de presentear a biblioteca dos seus filhos.
Etiquetas:
rã.,
Só um golinho
Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Biblioteca Escolar. Saber. Um Poder para a vida.
Na EB1/JI Azeda, dia 17, vamos comemorar o Dia da Alimentação. Cada grupo de alunos na sua vez, assistem à apresentação de “A lagartinha muito comilona” e "A roda dos alimentos". Os alunos vão poder aprender mais sobre alimentação saudável e erros alimentares.
“À luz da lua nova, um ovo diminuto repousava sobre uma folha. Num Domingo de manhã, quando o sol começava a aquecer, PLOP! do ovo saiu uma lagarta pequena e muito comilona.” Assim começa o clássico de Eric Carle 'A Lagartinha Muito Comilona'.No final da sessão, também, observar, manusear e requisitar os documentos existentes na BE sobre alimentação.
________________________
________________________
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
16 de Outubro- Dia Internacional da Alimentação
A professora Fátima Viegas, coordenadora da EB1 n.º 1 Areias, dedicou este poema a todos os meninos e meninas.
Os alimentos
Meninos!
Meninos desta turma,
De alimentos vamos falar,
Para a saúde cuidar.
Alimentos!
De que alimentos vamos falar?
São tantos, e tão importantes,
Que nem todos vamos apresentar.
A fruta, frutinha,
Essa, anda sempre na minha malinha.
Com ela, anda o iogurte,
Que como sem açucre (1).
O leite fresquinho,
Bebo – o desde pequenininho.
A água! A água!
Esse líquido, sem cor, sem cheiro, …
Que percorre o mundo inteiro,
Me tira a sede,
A mim, e ao meu parceiro?
A água, que eu bebo, tu bebes, todos bebemos,
Sem ela, morreremos!
Agora, agora continuem vocês!
Não custa nada, mesmo nada!
É só pôr o pensamento a escrever!
Experimentem, experimentem mesmo!
Depois mostrem – me, está bem?
Os alimentos
Meninos!
Meninos desta turma,
De alimentos vamos falar,
Para a saúde cuidar.
Alimentos!
De que alimentos vamos falar?
São tantos, e tão importantes,
Que nem todos vamos apresentar.
A fruta, frutinha,
Essa, anda sempre na minha malinha.
Com ela, anda o iogurte,
Que como sem açucre (1).
O leite fresquinho,
Bebo – o desde pequenininho.
A água! A água!
Esse líquido, sem cor, sem cheiro, …
Que percorre o mundo inteiro,
Me tira a sede,
A mim, e ao meu parceiro?
A água, que eu bebo, tu bebes, todos bebemos,
Sem ela, morreremos!
Agora, agora continuem vocês!
Não custa nada, mesmo nada!
É só pôr o pensamento a escrever!
Experimentem, experimentem mesmo!
Depois mostrem – me, está bem?
(1) Forma popular de dizer açúcar.
12 – 10 – 11
Fátima Viegas
Etiquetas:
alimentação,
poema
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Vamos ter a presença da escritora Luisa Ducla Soares na biblioteca de >Aranguz no dia 13 de outubro.
um dos livros que estamos a ler é
http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lm_fichaLivro&id=1476
__________________________________________
um dos livros que estamos a ler é
Apresentamos o link direto a casa da leitura para ler a sua sinopse
http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lm_fichaLivro&id=1476
__________________________________________
Etiquetas:
A fada palavrinha,
Luisa Ducla Soares
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
mês internacional da biblioteca escolar
OUTUBRO
Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida é o lema sob o qual decorrerá a celebração, em Portugal, do mês internacional da biblioteca escolar, correspondendo ao tema definido para este ano pela
IASL: School Libraries Empower Learners for Life.
Etiquetas:
mês da biblioteca escolar
terça-feira, 21 de junho de 2011
Boas Férias
As aulas estão a terminar.
A todos os alunos desejamos umas boas férias acompanhadas de muitas e boas leituras.
Aos finalistas de 4.º Ano de todas as escolas do agrupamento Cetóbriga, as professoras bibliotecárias, Maria João Trindade e Maria Teresa Fragoso, desejam muitas felicidades e deixam-vos uma mensagem, lida na festa de finalistas, da EB1/JI de Montalvão.
MEU PEQUENO, GRANDE ESTUDANTE
Muita coisa eu gostaria de te dizer,
Muita coisa eu gostaria de te desejar,
Uma nota, um parecer, um desejo,
Para o caminho que vais percorrer,
Para o sucesso que vais alcançar.
Dir–te–ei que:
O saber é uma semente,
Uma semente que não deve parar de crescer,
Uma oferta, uma procura, uma vontade,
Um tesouro, uma riqueza ao teu alcance.
Acredita nas tuas capacidades,
Luta pelos teus objetivos,
Não desistas,
Procura sempre alcançar o teu melhor.
Sê justo, verdadeiro, amigo, …
Sê tu, tu mesmo,
Sê feliz contigo e com os outros,
Sonha e realiza os teus sonhos.
Profª: Mª de Fátima Viegas, EB1/JI de Montalvão, 21/06/11
________________________________________
A todos os alunos desejamos umas boas férias acompanhadas de muitas e boas leituras.
Aos finalistas de 4.º Ano de todas as escolas do agrupamento Cetóbriga, as professoras bibliotecárias, Maria João Trindade e Maria Teresa Fragoso, desejam muitas felicidades e deixam-vos uma mensagem, lida na festa de finalistas, da EB1/JI de Montalvão.
MEU PEQUENO, GRANDE ESTUDANTE
Muita coisa eu gostaria de te dizer,
Muita coisa eu gostaria de te desejar,
Uma nota, um parecer, um desejo,
Para o caminho que vais percorrer,
Para o sucesso que vais alcançar.
Dir–te–ei que:
O saber é uma semente,
Uma semente que não deve parar de crescer,
Uma oferta, uma procura, uma vontade,
Um tesouro, uma riqueza ao teu alcance.
Acredita nas tuas capacidades,
Luta pelos teus objetivos,
Não desistas,
Procura sempre alcançar o teu melhor.
Sê justo, verdadeiro, amigo, …
Sê tu, tu mesmo,
Sê feliz contigo e com os outros,
Sonha e realiza os teus sonhos.
Profª: Mª de Fátima Viegas, EB1/JI de Montalvão, 21/06/11
________________________________________
Etiquetas:
biblioteca escolar,
férias,
finalista,
leitura,
poesia,
professora bibliotecária
Subscrever:
Mensagens (Atom)





