quarta-feira, 1 de junho de 2011

EB1 Praias do Sado



 


OS ANOS DO REI D.RUI
-- Hoje, vem cá visitar-me, uma pessoa muito de família muito especial, é o meu tio Hermenegildo Capela.
-- Que tonta, nem me apresentei, sou a princesa Clara, mas costumam-me chamar Clarinha! Meu pai é D. Rui I e minha mãe é D. Maria.
-- O meu tio vem cá passar umas noites, porque o meu pai faz anos, e vai haver um enorme jantar e baile real, vão ser convidados muitos reis, rainhas, príncipes, princesas, cavaleiros e familiares.
-- Ele deve estar quase a chegar. Hoje é o jantar real e todos os convidados ficam a dormir no castelo.
-- Sou a mais nova dos meus irmãos, a Isabel e o Henrique, mas à minha irmã eu chamo-lhe Isa.
-- O jantar vai ser na sala de jantar real, e vai ser peru assado com arroz.
-- Chegou, o tio já chegou, vamos jantar.
    Passou uma noite e veio o dia do baile real.
-- Fui a primeira a acordar, e fui ter com a empregada e pedi-lhe que me emprestasse uma panela e uma colher de pau e fui para a torre de menagem, comecei a bater com a panela e a colher de pau e a gritar:
-- Acordem, acordem, hoje há baile real!
-- O dia passou rápido e chegou a hora do baile e de o meu pai assoprar as velas pela quadragésima quarta vez.
-- Dançamos, cantamos e divertimo-nos muito, até que, chegou a hora de cantar os parabéns, e depois apagar as velas.
-- Todos aplaudimos! De seguida, foram todos para casa, despedimo-nos do meu tio Hermenegildo Capela que regressou ao seu palácio, para os lados da Serra da Arrábida.

Patrícia Batista, 9 anos, 4º ano, turma A, sala 1, EB1,Praias do Sado



O rei David
Sou um rei muito rico e sou dono do Castelo de Palmela na Serra de Arrábida no século 13.
Eu chamo-me David, vivo neste castelo com a minha mulher, os meus filhos, os meus cavaleiros e os meus guerreiros.
Eu  estava  a  almoçar,  quando  o  meu  mensageiro  me avisou  que  D. Sancho  vinha  pousar  uns  dias  no  castelo  porque  ia  depois  conquistar  Faro, mas  precisava  de  descansar.
Comecei a preparar os aposentos apressadamente.
Quando  o  rei  chegou  eu  tinha  tudo   preparado,  fiquei  espantado  com  as  suas   tropas  eram   mais  de  cem  guerreiros   e  mais  de  dez  cavaleiros.
Ele  ficou  três  dias. Era  muito  curioso   à  medida  que  ia  visitando  o  castelo  ele   perguntava   sua  história.
Eu, no  segundo  dia,  fui  invadido  por  muçulmanos.  Ele  ajudou-me  a  derrotar  as  tropas  inimigas   e  ofereceu-me  metade  das  suas    tropas  pela  minha  hospitalidade. 
Quatro dias  depois,   fiquei  a  saber  que  eu  era  o  general   dos  guerreiros  de  D. Sancho,  fiquei   muito  surpreendido!
Participei na maior  batalha  do  século  13  em  1299  que  se  chama”Batalha  dos   Heróis”.
Eu, na velhice,  dei  o  castelo  ao  meu  filho mais  velho  chamado  António    Pereira.
David  Pereira, Turma  A  ,  2011-05-31




O nobre guerreiro

Eu sou um nobre guerreiro dono do castelo de Palmela
Eu como nobre guerreiro também protejo o castelo, soube da existência de algumas ameaças, o castelo tem alguns relógios de sol que dão muito jeito. Eu protejo a torre mais alta e sou eu que disparo as flechas.
É, muito divertido proteger a torre mais alta, em todo o lado há uma ou duas ordens militares, mas a torre mais alta, para a proteger, é preciso estar atento.
Todos os meus amigos cavaleiros estão sempre prontos para tudo com as suas peças defensivas, o brasão e a lança e não esquecer o cavalo.
No castelo há muitas armadilhas tais como: um poço sem fundo.
Eu protejo, não só a torre, eu protejo todo castelo, nos conquistámos muitos castelos e os inimigos.
Para matar reis, finjo que sou amigo deles e depois dou de beber ao rei peçonha e ele morre.
Nós víamos os inimigos a passar por causa do óculo, o meu castelo tem muitos merlões e muitas fortalezas enormes.
Eu era o capitão dos cavaleiros e salvei as filhas dos reis maldosos. Uma casou-se comigo e vivemos felizes para sempre durante o século XVl.
Hugo, 10 Anos, Turma A, 29|05|2011, EB1 Praias do Sado

Eu sou um nobre guerreiro
Eu sou um nobre guerreiro dono do castelo de Palmela, onde vivo no século XVI.
Como nobre guerreiro, costumo ver como está o meu nobre castelo, vigio pela ameia a ânfora, as posições dos soldados, as paisagens. Observo o horizonte para ver se algum inimigo se aproximava.
Houve um dia que eu estava no meu belo castelo quando chegou um rei da Inglaterra que tinha de ir para a China, e perguntou se podia ficar uns dias no meu castelo.
Eu ofereci-lhe um pelo jantar com lagosta, frango frito, salsichas grelhadas e outros tipos de comida e um dos melhores aposentos.
No dia seguinte ele foi-se embora para a China, e mandei alguns dos meus homens para o proteger na viagem.
Depois foi, logo atacado não sabíamos quem ia vencer e quando estava quase a perder a batalha o meu amigo rei enviou, as suas, tropa e médicos para corar a minhas tropas e juntos derrotamos o inimigo.
Esse rei tinha uma filha, uma princesa, que eu e a casar-me com ela
Ele apresentou-ma, ela gostou de mim e vivemos felizes. Tivemos um filho que se chama João e é um príncipe, que vai ser o novo herdeiro do trono e dono do castelo.
Diogo Veríssimo, 10 anos, 4 ano, EB1 Praias do Sado, 31-5-2011

domingo, 29 de maio de 2011

Feira do Livro da BE da EB1 N.º 1 - Areias

Convidamos toda a comunidade escolar e amigos da escola das Areias a visitar a nossa Feira do Livro que se realiza na Biblioteca da Escola durante a semana de 30 de Maio a 3 de Junho.

Agradecemos a toda a nossa comunidade escolar terem comprado livros na nossa Feirinha do Livro.

Com o produto recolhido ficámos com mais um conjunto de livros novos.
_____________________



EB1/JI de Montalvão

A poesia foi a forma que os alunos de 3.º Ano escolheram para comemorar a "Semana da Cor, Som e Movimento".
Os seus lindos poemas podem ser lidos, por todos,  na entrada da escola.



EB1 Praias do Sado

Os lindos "espantalhos" expostos na escola foi uma obra realizada pelos alunos, familiares, assistentes e professoras, durante a "Semana da Cor, Som e Movimento". No final, todos cantaram e fizeram uma dança de roda.




Espantalho
Ontem, dia 18 de Maio, a nossa escola esteve a fazer espantalhos em conjunto com alguns pais, avós ou irmãos. Todos levaram roupas velhas que já não usavam, tecidos para os remendos, chapéus de palha, enfim, todo o material que se podia aproveitar, em vez de deitar fora. Também levamos paus e canas para fazer o corpo do espantalho em forma de cruz, panos e sacos para a cabeça. Então, começamos a fazer os espantalhos!
O David e a sua mãe, fizeram um espantalho diferente, era um espantalho de mesa, ficou muito bonito, com um chapéu bicudo na cabeça e um laçarote. E nele estava um poema, muito bonito.
Ao todo, acabamos por fazer onze espantalhos que estavam todos lindíssimos. Depois fizemos uma dança chamada “ Baile do Paspalhão “, primeiro foi com os nossos pares da turma e depois fomos escolher um outro par da assistência para dançar. Acabamos a festa com um desfile dos nossos fantásticos, lindos, maravilhosos espantalhos e tiramos fotografias de quem o ajudou a construir e de quem segurava o espantalho.

Que belo dia,
Que nos aconteceu.
Os espantalhos
Que nós fizemos
Com roupa e objectos velhos,
Enfim, tudo o que apareceu!

Foi um dia que
Parecia não ter fim!
Foi tão divertido
Para todos e para mim!

Eram espantalhos
Grandes e pequeninos,
Havia um enorme,
E os outros mais pequenos!

Fizemos uma grande festa.
E os espantalhos
Ficaram na mesma.
Pendurados nos ferros,
Ali ficaram eles!!

Patrícia Batista, 9 anos, 4º ano, Turma A, Sala 1, EB1 Praias do Sado

Construção de espantalhos na minha escola
No dia 18 de Maio, fizemos uma atividade de construção de espantalhos na nossa escola e convidámos os pais e os avós para participarem.

O meu avô e eu contruímos o meu espantalho. Primeiro arranjámos umas calças e uma camisola, colocámos a palha nas calças e na camisola. Colámos as tampas das garrafas no sítio dos olhos e eu pintei uma boca.

Enfiámos as canas pelas calças e pelas mangas e o espantalho estava pronto.

Ainda ajudei a Mariana a fazer o espantalho dela.
Leandro Francisco, 2º e 3º ano B, EB1 Praias do Sado










Os espantalhos
Ontem, dia 18 de Maio 2011, a turma A fez espantalhos.
Eu não fiz nenhum espantalho mas gostei muito de ver os bonitos bonecos de pau.
As roupas dos bonecos pareciam um arco-íris porque tinham várias cores como azul e muitas outras cores muito vivas.
Os espantalhos eram de várias formas, uns mais pequenos, uns maiores, uns mais cabeçudos outros muito engraçados e outros muito bonitos.
Um boneco de pau tinha um vestido com muitas, muitas cores e outro boneco tinha um boné de palha.
Mas, no fim, foi o melhor porque vi os espantalhos prontos e adorei ver esses bonecos de pau que não queriam ir para aula.

Os espantalhos
Eu adorei
Olhei e diverti-me
Com as caras dos bonecos.

Espantalhos com
Diferentes cores
Deviam ter visto
Eram tantas cores.

Foi muito bonito
Uma experiencia
Muito boa.
Gostei muito.

Andreea Crisan, 11 Anos, EB1 Praias do Sado, 31-5-2011

Um dia para fazer Espantalhos
                 No dia 18 de Maio de 2011, fizemos espantalhos com os pais, e também fizemos sozinhos! O espantalho que tinha um vestido colorido, com o cabelo louro, olhos azuis, era uma menina, e o seu nome é Tóta.
                  O meu era um homem, o meu pai trouxe canas para fazer o corpo do espantalho, fizeram a cabeça, colocaram tampas para os olhos, um pedaço de tecido para a boca e um bocado de cana para o nariz. Depois, a minha mãe colocou-lhe a blusa e as calças, por fim puseram o chapéu. O nome dele era o Tonecas.
                    Dançámos a música «Baile do Paspalhão», primeiro dançámos com os pares respetivos da sala e depois fomos escolher outro par da assistência, eu escolhi a minha mãe.
        Mafalda, 10 anos, 4º ano, escola EB1, Praias do Sado





domingo, 22 de maio de 2011

2011 Ano Internacional das Florestas





Propostas de leitura para ler e aprender:











Há Fogo na Floresta

de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada

Edição/reimpressão: 2005

Páginas: 64

Dimensões: 200 x 270 x 11 mm

Encadernação: Capa dura

Editor: Editorial Caminho

ISBN: 9789722117302

Classificação Temática:

Livros em Português

Infantojuvenil > Literatura Juvenil

Plano Nac. de Leitura > 3.º ano > Leitura Orientada

Excerto

O vento soprava de mansinho espalhando as cinzas e espevitando o lume. «Tenho que ir avisar os meus amigos», pensava o pica-pau sem levantar voo do ramo onde tinha pousado, ainda na esperança de que o fogo não alastrasse.

O vento, soprando com mais força, fez rodopiar folhas mortas, essas folhas passaram de raspão pelas brasas e seguiram pelo ar já a arder, pegando fogo à cabana das crianças, aos arbustos, aos ramos secos espalhados pelo chão.

- Fogo, fogo! - gritou o pica-pau até ficar rouco. - Fujam! A floresta vai arder! [...]


Sítio com muito interesse a visitar:



terça-feira, 17 de maio de 2011

SEMANA DA COR, SOM E MOVIMENTO

Estão a decorrer, em todas as escolas do Agrupamento, actividades relacionadas com a COR, SOM  e MOVIMENTO.

O tema é "Floresta".

Na visita à B. E. de Aranguez encontrará uma linda exposição com trabalhos realizados pelos alunos e actividades de leitura com o tema:

"Pela floresta... com o lobo e o Capuchinho"



Aqui encontras uma canção animada sobre a história "O Capuchinho Vermelho" e, aqui outra vez a história, tudo para os mais pequeninos.

___________________________________

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FEIRA DO LIVRO NA EB1 N.º 8


VISITE A FEIRA DO LIVRO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA.

OS ALUNOS TÊM OPORTUNIDADE DE FOLHEAR LIVROS NOVOS E TOMAR CONTACTO COM UMA GRANDE VARIEDADE DE TÍTULOS.