domingo, 22 de maio de 2011

2011 Ano Internacional das Florestas





Propostas de leitura para ler e aprender:











Há Fogo na Floresta

de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada

Edição/reimpressão: 2005

Páginas: 64

Dimensões: 200 x 270 x 11 mm

Encadernação: Capa dura

Editor: Editorial Caminho

ISBN: 9789722117302

Classificação Temática:

Livros em Português

Infantojuvenil > Literatura Juvenil

Plano Nac. de Leitura > 3.º ano > Leitura Orientada

Excerto

O vento soprava de mansinho espalhando as cinzas e espevitando o lume. «Tenho que ir avisar os meus amigos», pensava o pica-pau sem levantar voo do ramo onde tinha pousado, ainda na esperança de que o fogo não alastrasse.

O vento, soprando com mais força, fez rodopiar folhas mortas, essas folhas passaram de raspão pelas brasas e seguiram pelo ar já a arder, pegando fogo à cabana das crianças, aos arbustos, aos ramos secos espalhados pelo chão.

- Fogo, fogo! - gritou o pica-pau até ficar rouco. - Fujam! A floresta vai arder! [...]


Sítio com muito interesse a visitar:



terça-feira, 17 de maio de 2011

SEMANA DA COR, SOM E MOVIMENTO

Estão a decorrer, em todas as escolas do Agrupamento, actividades relacionadas com a COR, SOM  e MOVIMENTO.

O tema é "Floresta".

Na visita à B. E. de Aranguez encontrará uma linda exposição com trabalhos realizados pelos alunos e actividades de leitura com o tema:

"Pela floresta... com o lobo e o Capuchinho"



Aqui encontras uma canção animada sobre a história "O Capuchinho Vermelho" e, aqui outra vez a história, tudo para os mais pequeninos.

___________________________________

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FEIRA DO LIVRO NA EB1 N.º 8


VISITE A FEIRA DO LIVRO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA.

OS ALUNOS TÊM OPORTUNIDADE DE FOLHEAR LIVROS NOVOS E TOMAR CONTACTO COM UMA GRANDE VARIEDADE DE TÍTULOS.



sexta-feira, 29 de abril de 2011

PORTUGAL E O 25 DE ABRIL


A Biblioteca da Escola da Azeda foi palco de História, Música, Canções e Movimento apresentadas pelo professor e músico Pedro Fragoso.

As professoras menos jovens emocionaram-se ao recordar canções e baladas do antes e após 25 de Abril.

Os alunos e as alunas ouviram, atentamente, a história que deu origem ao golpe de estado do 25 de Abril de 1974, também chamado de Revolução do Cravos.

Cantámos todos "Ó Laurindinha, vem à janela..."; "Grandola Vila Morena" e muitas outras canções.

Houve também um momento de debate em que o professor Pedro respondeu às muitas questões dos alunos.

No final, os alunos cumprimentaram o professor e disseram que tinham gostado da sessão e de terem cantado.

As professoras bibliotecárias estão gratas ao professor Pedro, pela sua disponibilidade em ter proporcionado este momento de partilha com todos os alunos de 3.º e 4.º ano (6 turmas) e ainda com 2 turmas de 1.º ano e mais 2 de 2.º ano, num total de 250 presenças.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL

No dia 29 de Abril, iremos receber, na Biblioteca da EB1/JI Azeda, o professor Pedro Fragoso, da EB2,3 Aranguez, a fazer uma comunicação, acompanhada de animação musical, sobre o tema "Portugal e o 25 de Abril".
Esta actividade vai ser trabalhada com todos os alunos de 3.º e 4.º ano da referida escola, durante a manhã e parte da tarde.


Aluno premiado

O nosso aluno,Tomás Chaves Cangalhinhas, da EB1/JI de Montalvão foi mais uma vez premiado no 


"Concurso Uma Aventura… Literária 2011", na modalidade de Crítica e desenho para o 3º/4º ano.

O livro a concurso era "O Pirata das Ilhas da Bruma" de Mariana Bradford, Joana Medeiros, Mariana Magalhães.

No próximo dia 29 de Abril, o aluno desloca-se a Lisboa, à Feira do Livro de Lisboa, onde receberá o prémio das mãos das autoras.
Parabéns Tomás!


sábado, 26 de março de 2011

Feira do Livro da BE da EB1/JI de Montalvão

FOMOS À FEIRA DO LIVRO
DA NOSSA ESCOLA






FEIRA DO LIVRO É UM SÍTIO ONDE HÁ MUITOS LIVROS PARA VENDER E COMPRAR.
ESTA FEIRA ESTAVA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA.
ESTAVAM LÁ MUITAS CRIANÇAS.
FOMOS VER OS LIVROS QUE LÁ HAVIA. E QUE ESTAVAM EM CIMA DAS MESAS. SEGURAMOS NOS LIVROS PARA VER AS IMAGENS.
NÓS PODEMOS COMPRAR LIVROS SE AS MÃES DEIXAREM. PODEMOS LEVAR DINHEIRO PARA A ESCOLA E IR LÁ COMPRAR UM LIVRO, OU, AS FAMÍLIAS PODEM LÁ IR COMPRAR LIVROS CONOSCO.
FUI LÁ COM O MEU PAI COMPRAR UM LIVRO.
FUI LÁ  COM A MINHA MÃE E ELA COMPROU-ME UM LIVRO.
FOI GIRO ESTAR LÁ.
ADORÁMOS.
FOI O MÁXIMO.
FOI FANTÁSTICO.

SALA DOS GOLFINHOS
22-03-2011