sábado, 22 de janeiro de 2011

A Menina Que Detestava Livros

A Menina Que Detestava Livros de Leanne Franson, Manjusha Pawagi


Plano Nacional de Leitura


Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

A Menina Que Detestava Livros de Leanne Franson, Manjusha Pawagi


“A menina que detestava livros”, é um livro da indiana Manjusha Pawagi. É uma narrativa cujo tema anda à volta do gosto (ou da falta dele) pelos livros e pela leitura.





quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Jardim de Infância de Montalvão





Hoje, as crianças das salas "Golfinhos" e "Estrelinhas" do Jardim de Infância da EB1/JI de Montavão foram à biblioteca.
Viram os alunos de 4.º ano a interpretar "Os três porquinhos" e o narrador a contar a história.
Entoaram todos a canção "quem tem medo do lobo mau...".
Já na sala também eles construíram as suas casinhas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

livros lidos na biblioteca da EB1/JI - Azeda

 Área Temática Animais, Maravilhoso, Magia, Enigma

Área Temática Animais, Amizade, Humor, Aventuras, Linguagem



Área Temática Livros e Leituras, Aventuras

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O "Dia de Reis", na EB1/JI de Montalvão



O "Dia de Réis", na EB1/JI de Montalvão






Os alunos de 4º Ano B, de coroas na cabeça, e alegria no coração, cantaram as Janeiras, em todas as turmas da Escola e do Jardim de Infância.


Estes pequenos rapazes, com coroas feitas nas aulas de ALL, quadras escritas por eles, e ensaiados pela professora de música, deram vida a todo o estabelecimento, em "Dia De Reis", como retratam as imagens.





Viva toda a gente,
Pois importantes todos são,
Ó vaidosos deixem o pente,
E venham cantar esta canção.


Alegre Dia de Réis,
Viva a nossa alegria,
Vamos cantar e dançar,
E comemorar este dia.

04/01/11
Gustavo Forte

MENINOS!
Com atenção ouvirei,
Os reis a cantar,
Se se calarem,
Os meninos que estão a conversar.


Os reis a cantar,
Vão demorar,
Por isso vou apanhar,
Um bocadinho de ar.

04/01/11
Inês Santos

Ó da sala, nobre gente,
Escutai com atenção,
Esta mudesta turma,
Vai cantar com o coração.


Meninos sigam a estrela,
A caminho de Belém,
Assim como os Réis Magos,
A seguiram também

04/01/11
Nuno Piedade










A escritora veio à escola de Praias do Sado



Hoje a escritora e atriz Paula Farinhas veio à nossa escola apresentar o seu livro "Andar à toa na estrada não é coisa boa".
Ela leu a fábula e explicou regras de Segurança. Gostámos muito.
Comprámos e levámos um livro autografado.
Obrigada Paula

A Paula Farinhas veio a nossa escola contar uma história




A Paula Farinhas, veio à nossa escola, contar uma história. Todos nós ficámos emocionados de a ver na nossa escola. Não são todos os dias que uma escritora vem a nossa escola!


O título que ela deu ao livro foi «Andar à toa na estrada não é uma boa». A história não falava de pessoas mas sim de animais pequenos que eram pisados pelos grandes. Os animais não obedecem aos semáforos, não vão na passadeira e demoraram muito tempo a chegar à escola!


O professor ratão decidiu trazer um polícia para controlar a estrada e para ver se as pessoas passavam na passadeira. Foi o polvo, o escolhido para controlar a estrada.


E eu penso que correu bem. Os animais pequenos não eram atropelados pelos grandes, chegavam à escola cedo e brincavam mais na escola.



Escola: EB1Praias do Sado


Nome: Douglas


Data: 25\1\2011


4.º Ano – Turma A

domingo, 9 de janeiro de 2011

PERLIMPIMPIM

Reconto da História Perlimpimpim

Era uma vez um duende chamado Perlimpimpim que era gago. Um dia, foi a um café à procura de trabalho e perguntou:
__ Bom dia minha senhora, eu procuro trabalho.
E a senhora do café respondeu:
__ Lamento muito mas, o lugar está ocupado.
E lá foi ele porta fora, muito tiste. Como ele vivia na aldeia das Três Renas, perguntou às renas se podia ir com elas à terra do Pai Natal. E lá foram eles. Quando chegaram o Perlimpimpim disse olá e todos se riram por ele ser gago. Ele foi ver a banda do Pai Natal e começou a cantar e depois bateram palmas e disseram: __ Viva o Perlimpimpim... e quase como por magia, ele deixou de ser gago.

Leandro Francisco e Maria Marques
2.º e 3.º Ano, Turma B
EB1 Praias do Sado