Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Manifestação da leitura

Texto informativo
         
Notícia

Manifestação da leitura

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, os alunos e alunas da Escola de Praias do Sado fizeram o Ponto de Leitura, junto do edifício da Junta de Freguesia do Sado.
Os alunos e alunas das turmas A e B, na aula, inventaram frases curtas sobre a importância da leitura e copiaram-nas em cartazes, coloriram as letras e armaram o cartaz com canas. Também elaboraram os convites para enviar aos familiares.
Às 13h30, os alunos, as alunas e as professoras caminharam em manifestação com os cartazes na mão, bem alto, para as pessoas lerem. Também as crianças gritaram e cantaram as frases selecionadas enquanto caminhavam, acompanhados por algumas mães, avós e irmãs.
O grupo mostrou estar com muita alegria nesta manifestação da leitura.
Quando chegaram ao local do Ponto de Leitura, um a um, os meninos e meninas leram um excerto do livro que tinham requisitado. Algumas leram ao lado do seu familiar convidado.
Este momento de leitura, foi muito agradável e de convivência entre as crianças e os adultos.
No fim, todos os presentes foram ver a exposição «Rostos do tempo» e os objectos relacionados com a pesca e a extração do sal.
Este encontro de leitores serviu para que as pessoas que não gostam de ler, passem a dar mais importância à leitura e aos que apreciam a leitura continuem a ler mais.
A manifestação da leitura foi muito animada, interessante e representou uma linda resposta de liberdade e cidadania.

Jornalistas da turma A, da EB1 Praias do Sado
24 de abril de 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Setúbal, Uma Baía a Ler

Alunos da EB1/JI Azeda, no dia 26.04.2013, a ler em voz alta para os seus colegas , acompanhados dos docentes Luís, Francisco, Ana, Aguinalda, Sílvia, Sara e professora bibliotecária Teresa.

Leitura de poesia individualmente para todos.


Entoação da canção "a estrela do mar" pelo 2.º C.

Toda a atenção para ouvir a leitura da colega que o fez cuidadosamente e com simpatia.


Leitura de uma lenda de José Jorge Letria com exposição de iluastrações criativas do 3.º C.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Histórias e poemas relacionados com o MAR



Alguns livros para ler/ouvir online e na biblioteca da escola:

Gostamos muito de A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta versão no YouTube é  um áudio-livro com a voz de Eunice Munoz e música de Fernando Lopes Graça.

Podes seguir o texto lendo-o aqui.




Histórias e poemas relacionados com o MAR
 

A Aventura dos Descobrimentos 
(colecção) – Ana Oom (texto) e André Letria (ilustrações)

 
A Rosinha, o Mar e os Sonhos -Rosário Alçada Araújo (texto), Catarina França (ilustração) (há na BE)


Azul Blue Bleu -Eugénio Roda (texto), Gémeo Luís (ilustração)


O Mar - Luísa Ducla Soares (texto), Pedro Sousa Pereira (ilustração)”


O peixinho que descobriu o mar” in Estranhões e Bizarrocos - José Eduardo Agualusa (texto), Henrique Cayatte (ilustração)-
há na BE

O Pirata das Ilhas da Bruma - Mariana Bradford, Joana Medeiros, Mariana Magalhães (há na BE)

O Voo do Golfinho – Ondjaki (texto), Danuta Wojciechowska (ilustração)


Um dia na Praia -  Bernardo Carvalho (autor e ilustração)


segunda-feira, 13 de junho de 2011

EB1/JI Azeda


Os lindos fantoches feitos pelos alunos da professora Ana Agostinho, representam cada uma das histórias do livro "Gosto deles porque sim".
Expostos na biblioteca da escola, têm sido muito apreciados pelos alunos das outras turmas.



quarta-feira, 16 de março de 2011

NOTÍCIAS - EB1 Praias do Sado



Nós somos os alunos e alunas da turma A da escola de Praias do Sado.
Nestes dois períodos escolares, a nossa professora tem contado muitas histórias tradicionais, depois nós temos recontado e escrito novos textos.
Também apresentamos a leitura animada do conto tradicional “A cigarra e a formiga”, com fantoches e cenários construídos pelos alunos e alunas da turma A.
O trabalho foi elaborado na sala de aula, após a leitura da fábula “A cigarra e a formiga”, escrita em verso pelo poeta Bocage.
Posteriormente foi lido a fábula original de Esopo “A cigarra e a formiga” de La Fontaine.
Mais tarde encontramos numa revista semanal do Diário de Notícias, um artigo de Lima Reis, sobre este tema.
Este artigo explica que as cigarras machos cantam enquanto as cigarras fêmeas assistem silenciosas aos seus pretendentes, a quem entregarão os ovos para fertilizar.
As cigarras esperam por este momento enterradas os anos todos da sua vida.
Dos ovos nascem insetos que vivem e se alimentam da seiva das raízes até a hora da sua metamorfose.
Daqui se conclui que La Fontaine não percebia da biologia das cigarras mas aproveitou esta história para ensinar que devemos ser “previdentes, primeiro o dever e só depois o prazer”.
Março de 2011


Bibliografia

Livro: «As mais belas fábulas de Esopo»
Editora: civilização

Livro: «Poetas de hoje de ontem»
 “A cigarra e a formiga”, Poema de Manuel Maria Barbosa du Bocage Fábula de La Fontaine traduzida por Bocage.
Edições Chimpanzé Intelectual

Artigo: «O canto da cigarra»
Autor: Lima-Reis (médico)
Revista Notícias: Revista semanal do Diário de Notícias de 21 de Novembro de 2010.





Visita à escola da Azeda

No dia 3 de Março de 2011, Quinta-feira, a escola das Praias do Sado escolheu a escola da Azeda, para ir à maratona da leitura e comprar livros na Feira do livro.
Apresentou um trabalho que foi feito e construído, pelos alunos e as alunas das Praias do Sado.
Começaram por apresentar o texto «A cigarra e a formiga», o que foi feito pela Patrícia que é uma aluna muito boa. Fizeram fantoches e cenários, como se fosse para fazer um teatro. Elaboraram um livro com o texto “A cigarra e a formiga” e outros materiais. Quando chegaram à escola da Azeda, os alunos e alunas ficaram muito admirados com a escola porque era muito, muito grande e tinha um campo de futebol, um escorrega, um baloiço, um A. T. L. e muitas salas.
Eles leram-nos um pequeno poema sobre a amizade. Fizeram um lanche muito variado e saboroso.
Por fim, eles ficaram amigos e alguns arranjaram amigos especiais.

MAFALDA SOFIA FAIAS DIOGO
4.º Ano da EB1 Praias do Sado


A visita à escola da Azeda
No dia 3 de Março de 2011, quinta-feira, a escola das Praias do Sado foi visitar a escola da Azeda, para fazer uma maratona de leitura e ir comprar livros, na Feira do livro.
Saímos da nossa escola muito felizes para conhecermos novos amigos e amigas.
Quando lá chegamos fomos para o ginásio e logo a seguir para a biblioteca e começamos a comprar os livros que estavam expostos e que gostávamos mais.
Depois de termos escolhido um ou dois livros, fomos para o ginásio outra vez, para fazermos a maratona da leitura.
Primeiro o 1º ano leu um pequeno poema, depois os alunos da escola da Azeda disseram um lindo poema que era sobre a amizade, de seguida, o 4º ano leu uma história recontada e reescrita por uma rapariga chamada Patrícia e, por fim, o 2º e 3º anos da outra sala leram um texto em que o título era «Eu lembro-me» que foi um texto que o 4º ano realizou e foi ler à outra sala.
Os alunos e alunas da escola da Azeda do 4º ano receberam-nos muito bem.
Acabámos de ler e encaminhámo-nos para a sala deles, onde havia um grande lanche que nós todos provamos. Em cima da mesa havia tanta comida boa como: arroz – doce, bolo de chocolate, rebuçados, carcaças com manteiga, fiambre ou queijo e muito mais.
De seguida, fomos brincar para o recreio, onde encontramos novos e novas amigas, brincamos no escorrega e elas convidaram-nos para dar uma volta e conhecer a escola.
No entanto, eu conhecia uma rapariga que se chamava Carolina Pais, porque pratica patinagem no mesmo clube.
A escola era muito grande e tinha muitos aparelhos para nós nos divertimos e brincarmos!
Depois voltamos para a nossa escola ainda mais felizes do que íamos quando fomos para aquela escola!

Patrícia, 9 anos, 4º ano, Turma A, Sala 1
EB1 Praias do Sado  
Uma bela viagem
No dia 3 de Março de 2011, numa quinta-feira, a escola das Praias do Sado foi visitar a escola da Azeda para apresentar o nosso trabalho. Fomos de autocarro.
Fomos muito bem recebidos.
A escola era muito grande, havia muitos alunos.
Entrámos num grande ginásio onde estavam os alunos da turma com quem fazíamos a correspondência. 
Eles leram-nos um poema sobre ser amigo.
Nós apresentamos o nosso trabalho que nos correu muito bem. 
Eles foram muito amáveis, eles tinham um grande lanche partilhado para todos, havia imensos doces: arroz-doce, gomas, rebuçados, bolo e sumo.
Nesta escola, eles tinham: um campo de futebol, um escorrega e outros aparelhos para brincar.
Eu joguei à bola com os novos amigos.
Também havia uma feira do livro, como eu levei dinheiro, comprei um livro.
Eu gostei muito.
David, 10 anos, 4 Ano, Turma A
EB1 Praias do Sado

No dia 3 de Março, a nossa escola foi à escola da Azeda, onde nós compramos livros e até fomos bem recebidos.
Os alunos da escola da Azeda estiveram a ler uma poesia que era sobre a amizade. Depois fomos nós e foi o primeiro ano a ler uma lengalenga a seguir, fomos nós, o quarto ano, a ler o texto a «A Cigarra e a formiga».
Esta actividade foi apresentada no ginásio. Fomos comer oferecido pelos alunos da escola da Azeda. Eles prepararam um lanche mas, aquele lanche parecia para um casamento e nós comemos, comemos…
Depois de comer, fomos brincar. Nós estivemos a jogar às cartas e à bola. Foi muito divertido.
Mas nós tínhamos de ir embora, por isso, despedimo-nos dos meninos, pusemo-nos em fila e regressamos.
Quando voltámos à escola toda a gente disse à professora, que tinham gostado, aliás, que adoraram ir à escola da Azeda.
     

Hugo José Ferreira Graça
9 Anos
EB1 Praias do Sado




sábado, 15 de janeiro de 2011

livros lidos na biblioteca da EB1/JI - Azeda

 Área Temática Animais, Maravilhoso, Magia, Enigma

Área Temática Animais, Amizade, Humor, Aventuras, Linguagem



Área Temática Livros e Leituras, Aventuras

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Biblioteca da EB1 Praias do Sado

No dia em que caiu granizo e o arco-íris apareceu, os alunos do 1.º Ano fizeram estes lindos desenhos da sua biblioteca.

É com muita alegria que nós aqui os publicamos.








quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Olá queridos leitores e leitoras!


Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

A equipa da BE (Biblioteca Escolar) pretende dar a conhecer a sua organização de uma forma mais dinâmica.


Temos aqui uma explicação da organização da BE, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), nas palavras da escritora Lurdes Breda, em apresentações dinâmicas.


Um tema, duas opções... cada um escolhe a leitura que mais lhe agrada.


Apresentação em Photostory:




Prezi: Apresentação criativa que permite fazer zoom e muito mais...




Boas leituras!

domingo, 16 de novembro de 2008

Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha



Este PowerPoint foi realizado com uma turma de 3.º anos de escolaridade com o livro de José de Guimarães inserido no Programa do PNL.
Depois de lido o livro, a pares, os alunos foram acompanhados em todas as actividades com a coordenadora da BE/CRE.

Biblioteca EB1 nº 8 Setúbal



Algumas das actividades que realizamos nas nossas Bibliotecas Escolares dentro das diferentes zonas.