segunda-feira, 31 de março de 2014

EB1/JI Azeda - Família lê na BE - 2.º A

Mais uma mãe veio ler na nossa bibloteca. A mãe veio Ler para a turma do 2.º A, da professora Fernanda. O luvro lido foi "Os ovos misteriosos" que fala da "diferença" A apresentação da mãe foi realizada em linguagem gestual. Obrigada mãe. Foi muito bonito.

sábado, 29 de março de 2014

EB1/JI Azeda - 3.º A

A professora bibliotecária, Helena Ferreira da escola Sebastião da Gama, veio conhecer a nossa escola e esteve na biblioteca a visitar a feira do livro. Teve também num encontro com os alunos da professora Margarida. A pofessora gostou de ter visitado a escola e o jardim de infância e nós gostámos de a ter tido cá. Um beijinho para ela. ______________________________________________________________

EB1/JI Azeda - 2.º C

Os alunos da professora Aguinalda, juntaram dinheiro, abriram o "Porquinho" mealheiro, na biblioteca, contaram e ofereceram dois livrinhos à biblioteca. Obrigada alunos, professora e famílias. Um beijinho carinhoso para todos da bibliotecária Teresa Fragoso.

EB1/JI Azeda - Feira do Livro

A feira do livro teve um enorme sucesso graças ao contributo das famílias dos alunos e crianças do Pré Escolar. Obrigada a todos.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Jardim de Infância de Montalvão

__________________________________________________________________________ A semana / mês da leitura está a acontecer recheada de lindas histórias. ______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

EB1/JI Montalvão e EB1 Praias do Sado

_____________ As turmas das professoras Carla, Mafalda e Olga de 1.º ano foram "presenteadas" com a leitura do conto "Corre, Corre Cabacinha" de Alice Vieira, pela professora bibliotecária Teresa Fragoso. Depois, todos os meninos e meninas desenharam a história e os desenhos ficaram lindos!

segunda-feira, 24 de março de 2014

EB1/JI Azeda - Feira do Livro

VISITE-NOS. ESTAMOS NA BIBLIOTECA. ____________________________

domingo, 23 de março de 2014

EB1 Praias do Sado

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO pela turma A da professora Urquida.

________________________________________________________________________________

CONCURSO DE POESIA SEBASTIÃO DA GAMA-PREMIADOS

BALANÇO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE POESIA Sebastião da Gama – março de 2014 Escalão A - 1.º CICLO • Trinta e um (31) trabalhos a concurso de três turmas de duas escolas. • Dezasseis (16) trabalhos de Alunos de 4.º ano, turma A, EB1/JI Azeda, professora Sandra Gomes. • Dez trabalhos de Alunos de 3.º ano, turma A, EB1/JI Azeda, professora Margarida Figueiredo. • Cinco (5) trabalhos de Alunos de 4.º ano, turma A, EB1 Praias do Sado, professora Urquida Jardim. • Foram premiados oito (8) trabalhos sendo atribuídos os 1.º, 2.º e 3.º e cinco (5) menções honrosas. • CLASSIFICAÇÃO • 1.º Lugar • Joana Filipa Soares Gonçalves 4.º Ano, turma A, EB1/JI Azeda • 2.º Lugar • Joana Ramos Pardal 3.º Ano, turma A, EB1/JI Azeda • 3.º Lugar • Maria Ricardo 3.º Ano – turma A – EB1/JI Azeda • 1.ª Menção honrosa Carolina Moniz da Costa e Souza 4.º Ano – turma A – EB1/JI Azeda 2.ª Menção honrosa • Miguel Certã 3.º Ano – turma A – EB1/JI Azeda 3.ª Menção honrosa Beatriz Sofia Marques Figueira 4.º Ano – turma A – EB1 Praias do Sado • 4.ª Menção honrosa Beatriz Viegas Ribeiro Pimenta 4.º Ano – turma A – EB1/JI Azeda • 5.ª Menção honrosa Alexandre dos Santos de Matos 4.º Ano – turma A – EB1/JI Azeda
Para visualizar os poemas ver AQUI http://issuu.com/bibliotecaessg/docs/poemas_vencedores

MARÇO - MÊS DA LEITURA

BE1/N.º 1 AREIAS E EB1/JI AZEDA Todos a ler... Alunos e alunas; Professoras e professor... Sempre a ler poesia histórias e informação. Foi bonito e bom. PARABÉNS

terça-feira, 18 de março de 2014

CONCURSO DE POESIA SEBASTIÃO DA GAMA

convite aos pais dos alunos participantes no concurso

V Feira / Seminário das bibliotecas escolares



Durante dois dias estão expostos trabalhos na EB2,3 da Bela Vista. A EB1/JI Azeda está representada com o livrinho "A lagartinha comilona", adaptado pela turma C do 2.º ano, professora Aguinalda. O papel da professora bibliotecária e da BE é o de apoiar no processamento do texto, nos computadores e na produção do áudio para o concurso "Conta-nos uma história", do PNL. Este livro tem também a colaboração da professora de inglês Teresa Pinto, do professor de música João Lança e da educação especial, professora Eleanora porque está escrito em braile. O lindo e vistoso Pinóquio que acompanha o livrinho de "As aventuras de Pinóquio", foi realizado pelos alunos de 3.º e 4.º ano, EB1 Praias do Sado, turma A, da professora Urquida. Parabéns aos alunos e alunas destas turmas e às suas maravilhosas professoras.

EB1/JI Azeda - Leitura na BE

A mãe da Sofia do 3.º ano, turma B da professora Maria José
leu com sotaque ucraniano, uma história de António Torrado, "O cão e o Gato"

segunda-feira, 17 de março de 2014

Concurso de Poesia Sebastião da Gama

Olá a todos e a todas Apresentamos o BALANÇO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE POESIA Sebastião da Gama – março de 2014 Escalão A Trinta e um (31) trabalhos a concurso de três turmas de duas escolas. Dezasseis (16) trabalhos de Alunos de 4.º ano, turma A, EB1/JI Azeda; professora Sandra Gomes. Dez trabalhos de Alunos de 3.º ano, turma A, EB1/JI Azeda; professora Margarida Figueiredo. Cinco (5) trabalhos de Alunos de 4.º ano, turma A, EB1 Praias do Sado; professora Urquida Jardim. Foram premiados oito (8) trabalhos sendo atribuídos 1.º, 2.º e 3.º e cinco (5) menções honrosas. PARABÉNS MEUS QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS. PARABÉNS SENHORAS PROFESSORAS

sexta-feira, 14 de março de 2014

Jardim de Infância da Azeda



A entrada para as salas do jardim de infância está quase pronta para ser porta de entrada para os mistérios que são as histórias que se vão lá ler e contar.

Nas paredes já se encontram muitos trabalhos do projeto "Vai e Vem".

A família lê os livrinhos aos filhos e envia os lindos trabalhos para serem expostos.

Todos gostamos de os ver.

Estão lindos!
Parabéns Família e obrigada.





Feira - Seminário das Bibliotecas Escolares



As nossas bibliotecárias, professoras Helena Ferreira, Maria João Trindade e Teresa Fragoso vão apresentar as nossas bibliotecas ao público, na Feira das Bibliotecas do Concelho de Setúbal, na escola da Bela Vista, no dia 19 de março.


MARÇO - Mês da Leitura

No Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama acontecem muitas atividades relacionadas com a LEITURA.

Estes cartazes apontam algumas delas nas várias escolas e bibliotecas.


quarta-feira, 12 de março de 2014

Semana da Leitura

A "Semana da Leitura" decorre na nossa escola e jardim de infância, de 19 a 21 de Março, onde vamos apresentar várias actividades, quer na sala de aula bem como na biblioteca e ginásio, onde se vão juntar todas as turmas a fazer leituras de poemas, textos, livros, adágios e dramatizações…

Ler é…
… engraçado!
 … aprender!
 … brincar com as letras!
 … viajar, voar, sentir…
… sinónimo de prazer.
 … colher ideias, atitudes, sentimentos.
 … crescer.
 … muito importante.
… estudar, ficar a saber.
 … importante para a vida!
 … maravilhoso!
 … imaginar, sonhar…
… rir, sorrir, dar gargalhadas.
 … divertido!
 … paixão!
 … cultura.
 … escutar.
 … sentir!
 … muito interessante.
 … ficar a conhecer o desconhecido.
 … não estar só.

2.º Ano, Turma B

terça-feira, 11 de março de 2014

MARÇO-Mês da Leitura


Em março, estamos a viver o MÊS DA LEITURA em todas as escolas e bibliotecas do agrupamento.

Já tivemos a exposição "Itinerários da Arábida" na EB1 Praias do Sado com poemas de Sebastião da Gama e fotografias da Arrábida emprestados pelo Museu Sebastião da Gama.

Leitura de poemas e textos sobre a MULHER na EB1/JI Montalvão.

Encontros com a ilustradora Fátima Afonso na EB1/JI Azeda.

Fátima Afonso na EB1/JI Azeda

A nossa ilustre e querida convidada Fátima Afonso, veio, carinhosamente, durante dois dias à escola da Azeda para falar sobre as suas ilustrações. O tempo foi pouco para tantas e tão interessantes perguntas dos alunos.
Obrigada Fátima! Gostámos muito de a ter cá.

Fátima Afonso na EB1/JI Azeda.